Newsletter
Cadastre-se e receba notícias sobre comércio exterior, gerenciamento e sobre a MTC

 OPORTUNIDADES
 
 

 Artigo


Empresas brasileiras não usam internet para exportar

Depois de avaliar as vendas realizadas por empresas brasileiras pela internet, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br) identificou que as companhias nacionais não usam a rede mundial para exportação. Isso porque o destino de 96,8% das 482 corporações ouvidas é o Brasil.

O instituto revela ainda que mesmo se somar as vendas online para todos os países do Mercosul, o resultado final fica em 0,7%. Outros países mantém o padrão de valores irrisórios. Os Estados Unidos somam 0,8%, Japão é o destino de 0,3% das vendas, a União Européia 0,6% e a China 0,2%.

A pesquisa mostra também que do total de comercializações feitas pela web, 61,67% tiveram foco B2C e 38,33% B2B (entre empresas) ou B2G (da empresa para o governo).

Quando se trata de compras, entre uma base de 2437 empresas ouvidas, 50,21% das companhias já receberam pedidos via e-mail, internet ou rede externa; 47,46% por e-mail digitado e 19,8% por formulário. A receita gerada com negócios realizados via internet, ainda de acordo com o estudo, representou 30.9% do total de vendas.

A NIC.br conta que 23,4% dos pedidos de compras são realizados pela internet. Desse total, 52,07% já fizeram pedidos via e-mail, internet ou rede externa, enquanto 44% realizou os pedidos por meio de e-mails digitados e outros 33,7% utilizaram o recurso de formulário digital.

Dos benefícios obtidos por meio das vendas pela internet, o destaque ressaltado por uma base de 482 empresas é o tempo de transação reduzido (76,77%), menor custo (74,63%), manter passo da concorrência (74,49%), maior qualidade de serviços para o consumidor (71,29%) e habilidade em dar foco aos consumidores individualmente (67,01%).

Fonte: COMPUTERWORLD


 

 
Cursos
 
Procedimentos práticos para preparar sua empresa para exportar.
Saiba mais
Curso Como preparar sua empresa para importar
  Mostra uma visão geral da administração da importação, com ênfase na redução de custos.
Saiba mais
   
 
"Gostaria de parabenizá-las pela forma como vocês conduziram esse tema tão complexo. Entendi muito bem as colocações e os adendos."
 
Novidades
Exportação: com crise ou sem crise, sempre uma alternativa de crescimento
  Durante décadas, o Brasil esteve voltado ao mercado interno por uma série de razões como isolamento geográfico, cultura nacionalista, acordos comerciais limitados a poucos paíse. Saiba mais
   
MTC representa novos produtos
 
Tendo em vista longos anos de experiência profissional junto a empresas petroquímicas a MTC oferece novas oportunidades.
Saiba mais

Responsabilidade social e ambiental - um investimento empresarial
  A empresa socialmente responsável não é a que cumpre somente as obrigações legais, mas a que desenvolve ações efetivas à sociedade.
Saiba mais
 
Empresa - Exportação - Importação - Treinamento - Representação - Câmbio - Marketing
 [Studio2] [emarket]
© Todos direitos reservados - MTC Assessoria